Incêndio – O Problema

Curta e Compartilhe!

Não existem incêndios iguais, pois são vários os fatores relevantes para seu início e desenvolvimento.

Esses fatores podem ser a forma e dimensões do local; quantidade de material combustível e sua distribuição no ambiente; ventilação; condições climáticas; existência de aberturas entre ambientes que viabilizem a propagação do incêndio; medidas de prevenção contra incêndios existentes e de proteção contra incêndios instaladas; etc.

No entanto, embora não sejam iguais, em sua maioria, os incêndios têm início pequenos e seus desenvolvimentos variam conforme as condições locais existentes [10].

Os incêndios desenvolvem-se em três estágios vistos a seguir.

Primeiro estágio (pré-ignição)

O primeiro estágio ou de pré-ignição é o estágio de mais fácil controle, posto que o calor e fumaça ainda são relativamente reduzidos o que não dificulta a aproximação para o combate.

Esse estágio se divide em abrasamento e chamejamento.

Abrasamento: caracteriza-se pela ausência de chamas, pela pouca produção de calor e pela liberação de gases combustíveis e fumaça. Devido à pouca liberação de calor, a força de flutuação dos gases e fumaça gerados é pequena.

Chamejamento: caracteriza-se pelo surgimento de chamas e aumento da liberação de calor e de fumaça.

Segundo estágio (crescimento do incêndio)

Neste segundo estágio o fogo se propaga para os materiais adjacentes e teto, e a temperatura da camada superior de fumaça atinge 600ºC.

Nesta fase há o súbito espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no local. Este fenômeno é conhecido por “flashover” (combustão súbita generalizada).

A dificuldade para o combate piora substancialmente e a sobrevivência no local é improvável.

Terceiro estágio (incêndio desenvolvido)

Nesse estágio todos os materiais combustíveis estarão em combustão e a temperatura ambiente poderá atingir valores acima de 1100°C.

Desnecessário afirmar que, neste ponto, o incêndio está fora de controle e não é possível o acesso ao foco, sendo o combate indireto.

A figura abaixo apresenta os três estágios do incêndio.

Pré-ignição, crescimento e incêndio desenvolvido

Pré-ignição, crescimento e incêndio desenvolvido

Vídeos sobre Flashover

Clique aqui para ler a continuação: Classes de Incêndio e Agentes Extintores

Referências

(Visited 683 times, 1 visits today)

Curta e Compartilhe!